Piramidal.net

Pirâmide não é magia. É Tecnologia!

Veja três pirâmides norte-americanas que você provavelmente não conhecia

Posted by luxcuritiba em outubro 25, 2021

piramidal.net | lojapiramidal.com

Existem mais de 2.000 pirâmides apenas na América

Embora o Egito seja conhecido por suas gloriosas pirâmides de Gizé, o país africano não tem a maioria das pirâmides da Terra. Na verdade, ao sul, no atual Sudão, uma antiga civilização construiu mais de 200 pirâmides.

Do outro lado do mundo, no continente americano, surgiram várias civilizações antigas, muitas das quais construíram pirâmides impressionantes. Na verdade, é na América do Norte, onde encontramos a maior pirâmide da Terra, a Grande Pirâmide de Cholula.

Essa estrutura maciça foi construída com um volume total de 4,45 milhões de metros cúbicos, o que significa que é ainda maior que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, que tem um volume total de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos .

Embora seja difícil contar todas as pirâmides, a América do Norte tem mais de mil pirâmides sozinha. A América Central tem muitos outros exemplos excelentes de pirâmides antigas, e a América do Sul tem alguns dos mais antigos. As pirâmides brasileiras são consideradas as pirâmides mais antigas da Terra e foram construídas há cerca de 5.000 anos. Arqueólogos dizem que existiam cerca de 1.000 pirâmides só no Brasil.

No entanto, ao contrário de suas contrapartes egípcias, as pirâmides brasileiras foram construídas exclusivamente com conchas do mar, o que é um dos principais motivos pelos quais muitas de suas pirâmides foram destruídas, já que as pessoas nos séculos 19 e 20 as confundiram com pilhas de entulho. Muitas foram destruídas para dar lugar a fazendas de gado, e outras foram esmagados para abrir espaço para estradas ou assentamentos.

Se contássemos todas as pirâmides da América, provavelmente encontraríamos mais de 2.000 estruturas ao todo. Em comparação, a África tem cerca de 350 pirâmides, contando principalmente as pirâmides do Sudão e do Egito. Também existem pirâmides na Nigéria, mas a maioria dessas estruturas foi destruída. (As pirâmides nigerianas foram construídas com lama endurecida e argila.)

O nascimento da antiga pirâmide

As pirâmides foram desenvolvidas de forma independente por civilizações em todo o mundo. Se observarmos a cronologia dominante do antigo Egito, descobriremos que a primeira pirâmide apareceu por volta de 4.700 anos atrás, quando o Faraó Djoser, da Terceira Dinastia, encomendou a construção da Pirâmide Escalonada em Saqqara. Este monumento revolucionário é considerado a primeira construção colossal de pedra do Egito e a primeira construção de pedra lapidada em grande escala, embora as pirâmides de Caral na América do Sul sejam contemporâneas.

Curiosamente, as pirâmides brasileiras são anteriores às pirâmides egípcias em cerca de 300 anos. Isso significa que as pirâmides apareceram em todo o mundo na América, África e possivelmente na Ásia com não mais do que algumas centenas de anos de diferença. No que diz respeito à cronologia convencional, as pirâmides, como as definimos hoje, apareceram há 5.000 anos no continente americano e cerca de 4.700 anos atrás na África. Isso significa que as pirâmides apareceram em “um piscar de olhos” e de forma totalmente repentina em um contexto histórico.

Uma imagem das pirâmides de Khufu e Khafre no planalto de Gizé.

Isso não significa que algumas pirâmides não sejam desenvolvimentos de estruturas anteriores. De acordo com egiptólogos, as pirâmides egípcias extraem várias ideias de estruturas anteriores conhecidas como mastabas. Os egiptólogos acreditam que a pirâmide de degraus de Djoser é o resultado da evolução da tumba de mastaba, e a ideia foi introduzida pelo arquiteto real de Djoser, Imhotep. A pirâmide de degraus foi então desenvolvida pelos arquitetos de Sneferu até que a primeira pirâmide de lados lisos foi construída durante a Quarta Dinastia. Esta foi a Pirâmide Vermelha em Dahshur, que influenciou diretamente a construção da Maior Pirâmide do Egito, a Pirâmide de Khufu (Quéops).

Porém, no continente americano, as coisas são diferentes. Não temos certeza de por que as civilizações antigas no Brasil viram a necessidade de criar maciços montes de pirâmides usando conchas do mar, e se essa ideia foi desenvolvida de forma independente ou se tira precedentes de outras estruturas. As pirâmides norte-americanas, como as encontradas na atual México, acredita-se ser templos que foram essencialmente pirâmides de degraus. As pirâmides criadas por civilizações como os olmecas, maias ou astecas são estruturas maciças sobrepostas onde os construtores empilhariam um templo sobre o outro, criando, essencialmente, uma pirâmide semelhante à de Djoser.

E é precisamente no México que encontramos alguns dos exemplos mais marcantes de pirâmides. O México não é apenas o lar da maior pirâmide da Terra, mas também é o lar de uma grande variedade de pirâmides antigas, muitas das quais datam de milhares de anos.

Neste artigo, gostaria de apresentar a você três pirâmides antigas das quais você provavelmente não tinha conhecimento.

Maravilhas antigas

Escolhi essas três pirâmides porque, de uma forma ou de outra, elas são únicas.

El Tajin.

Há uma cidade piramidal no atual México chamada El Tajin. É o lar de várias pirâmides de degraus que foram construídas nos tempos antigos, mas tem uma pirâmide que se destaca das demais. É chamada de Pirâmide de Nichos e é uma das pirâmides mais exclusivas de toda a Mesoamérica. Não por causa de seu tamanho, mas por causa de seu design único e da mensagem que carrega.

O sítio arqueológico de El Tajin, no México atual.

A pirâmide de nichos em El Tajin foi concluída por volta do século VIII dC e possui 365 nichos quadrados posicionados simetricamente – cada um com 60 centímetros de profundidade. Esses nichos são uma mensagem gravada na pedra. O levantamento arqueológico da pirâmide revelou que a estrutura ancestral pode ter sido construída na antiguidade para ilustrar o calendário solar. Conforme revelado pela Piramidomania, esta característica arquitetônica sugere uma conexão profunda entre a pirâmide e o ano solar.

Comalcalco

Outro exemplo notável de pirâmides únicas na América do Norte é a pirâmide de Comalcalco. Até onde sabemos, todas as pirâmides criadas pelos antigos maias foram construídas com calcário. No entanto, essa estrutura antiga não era.

Templo de Comalcalco

Localizada no estado de Tabasco, não muito longe da cidade de Villahermosa, a Pirâmide de Comalcalco é única porque foi construída com tijolos cozidos. Levantamentos arqueológicos do local revelaram que os tijolos queimados usados na construção da pirâmide trazem símbolos estranhos deixados por seus construtores. De acordo com os pesquisadores, esses símbolos são “assustadoramente semelhantes” aos antigos símbolos romanos. Além disso, argumentou-se que os tijolos queimados usados para construir a pirâmide de Comalcalco se assemelham às técnicas de construção empregadas pelos antigos romanos ao redor do mundo.

Cholula

Das três pirâmides neste artigo, Cholula é talvez a mais conhecida. Isso porque essa pirâmide antiga, escondida sob uma colina, é uma estrutura verdadeiramente gigantesca. Conforme revelado pelo Livro Guinness de Recordes Mundiais, a Grande Pirâmide de Cholula é a maior pirâmide e maior monumento antigo já construído em qualquer lugar da Terra.

Um modelo da Grande Pirâmide de Cholula.

Com um volume total de 4,45 milhões de metros cúbicos, é quase duas vezes maior que a Grande Pirâmide de Gizé, que tem um volume total estimado de 2,5 milhões de metros cúbicos. A cidade onde esta pirâmide foi construída foi uma das mais importantes da época pré-colombiana.

Os historiadores estimam que mais de 100.000 pessoas viviam lá antes da chegada dos conquistadores espanhóis. A pirâmide foi escondida propositalmente antes da chegada dos espanhóis. O povo de Cholula temia que os Conquistadores destruíssem seu antigo templo, então eles fizeram um esforço gigantesco para esconder a pirâmide. Seu plano deu certo e os espanhóis nunca perceberam que a pirâmide existia. Na verdade, eles construíram uma igreja no topo da pirâmide que ainda existe.

Ivan Petricevic
(7 de maio de 2020)

fonte: fonte: https://curiosmos.com

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: