Egito não deixará cientistas entrarem em pirâmide
Posted by luxcuritiba em abril 20, 2008
Teoria francesa diz que Quéops pode ter sido construída de dentro para fora. Pesquisadores querem comprovar, mas governo do país não vai permitir.
O diretor do departamento de antigüidades do Egito descartou nesta terça-feira (10) a realização de qualquer teste prático para checar a veracidade de uma teoria francesa sobre a construção da pirâmide de Quéops, a mais famosa do mundo.
“Faz sentido, mas nem tanto”, disse Zahi Hawass. “Todo mundo pode ter uma teoria (…) mas não posso deixar que todos entrem no local”, acrescentou. O arquiteto francês Jean Pierre Houdin divulgou a teoria sobre a construção da Grande Pirâmide em março, sugerindo que ela foi construída usando uma rampa interna em espiral, ao invés de uma rampa externa, como se acreditava até agora.
Usando tecnologia tridimensional da empresa Dassault Systems, o arquiteto construiu um modelo da estrutura de 4.500 anos com túnel interno e disse que queria testar a veracidade desta teoria in loco.
Houdin propôs organizar uma expedição conjunta de especialistas egípcios em antigüidades e engenheiros franceses para examinar a pirâmide, usando métodos não-invasivos, tais como o infravermelho e o radar.
“Não posso permitir a estas pessoas checar suas teorias a menos que tenham uma instituição reconhecida apoiando-as”, disse Hawass. No passado, Hawass foi relutante em permitir testar várias teorias sobre a construção das pirâmides egípcias ou a presença de câmaras secretas dentro das enormes estruturas.
Mas ele anunciou que equipes de Cingapura, Hong Kong e Manchester competem para desenvolver robôs equipados com câmeras para explorar uma série de pequenos compartimentos, bloqueados por portas, que levam à câmara da rainha, na Grande Pirâmide. Segundo ele, sua decisão será anunciada em três meses.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL20297-5603,00.html
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.
Deixe seu comentário