O Relógio Mestre
Posted by luxcuritiba em março 19, 2015
Qualquer pessoa que já tenha voado para o Leste ou para o Oeste a cerca de 900 Km/h por algumas horas experimentou, em primeira mão, o que acontece quando o relógio interno do corpo não coincide com o fuso horário em que ele se encontra. Pode demorar até uma semana para superar o efeito jet lag, o cansaço resultante da diferença de fuso, dependendo de o relógio mestre, profundamente aninhado no cérebro, precisar ser adiantado ou atrasado para sincronizar quando o corpo e o cérebro querem dormir por estar escuro lá fora.
Ao longo dos últimos anos, no entanto, cientistas descobriram, com surpresa, que além do relógio mestre do cérebro, o corpo depende de múltiplos relógios regionais localizados no fígado, pâncreas e em outros órgãos, mesmo no tecido adiposo do corpo. Se qualquer um desses relógios periféricos entrar em dissintonia com o relógio mestre, a desordem pode preparar o cenário para problemas como obesidade, diabetes, depressão ou outras disfunções complexas.
Dos organismos mais complexos aos mais simples, toda a vida na Terra é regida por ritmos circadianos, que se harmonizam com o dia de 24 horas. É claro que ritmos circadianos não explicam todos os aspectos dessas condições complexas, mas ignoramos os vários relógios do corpo por nossa própria conta e risco. O conhecimento crescente desses ritmos poderia mudar radicalmente o modo como doenças serão diagnosticadas e tratadas no futuro, melhorando a capacidade das pessoas de manter sua saúde.
Restabelecer a sincronia dos muitos relógios do corpo talvez possa, nos próximos anos, ajudar a restabelecer saúde e bom funcionamento.
Texto extraído e alterado da Revista Scientific American, Março 2015.
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Deixe seu comentário