Cientistas localizam bússola em nosso cérebro responsável por nossa orientação no espaço
Posted by luxcuritiba em março 19, 2015
Pesquisa dá mais um passo em direção a medicamentos que possam conter a doença neurodegenerativa
A bússola interna do cérebro, que diz a direção a seguir, foi encontrada por cientistas usando um aparelho de ressonância magnética que mede a atividade do nervo dentro da cabeça. Os pesquisadores descobriram que uma região do cérebro conhecida como o complexo entorrinal é responsável por fazer os cálculos fundamentais de como navegar de um lugar para outro — característica crítica de sentido de direção.
Este é mais um passo para a criação de medicamentos que contenham o mal de Alzheimer, já que o córtex entorrinal é uma das primeiras partes do cérebro afetadas pela doença. Este ano os pesquisadores John OKeefe, May-Britt Moser e Edvard Moser ganharam o Prêmio Nobel de Medicina justamente pela descoberta dos conjuntos de células nervosas que formam, no cérebro humano, um sistema de posicionamento espacial, uma espécie de GPS interno que permite a orientação no espaço.
Ao demonstrar como o cérebro identifica onde o indivíduo está e como ele é capaz de orientar a movimentação de um lugar para outro, os laureados com o Nobel começaram a explicar por que pessoas com Alzheimer muitas vezes não conseguem reconhecer seu entorno.
Essa nova pesquisa testou 16 voluntários saudáveis, que foram convidados a navegar em torno de um ambiente “virtual” simples na tela do computador, e revelou que o córtex entorrinal ficou significativamente mais ativo do que outras regiões do cérebro durante esse processo, de acordo com o estudo publicado na revista “Current Biology”.
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Deixe seu comentário