Piramidal.net

Pirâmide não é magia. É Tecnologia!

  • Pirâmide de cobre C130

  • Pirâmide de alumínio A150

    Pirâmide de alumínio A150

  • Pirâmide de alumínio A150

    Pirâmide de alumínio A150

  • Pirâmide de cobre C150

    Pirâmide de cobre C150

  • Pirâmide de alumínio A130

    Pirâmide de alumínio A130

  • Incenso japones aroma orvalho

    Incenso japones aroma orvalho

  • Incenso japones aroma jasmim

    Incenso japones aroma jasmim

  • Pirâmide de latão fechada

    Pirâmide de latão fechada

  • Fórum sobre jejum, alimentação prânica (viver de luz) e temas relacionados

Como tirar cloro da água de forma simples e barata

Posted by luxcuritiba em outubro 2, 2014

piramidal.net | lojapiramidal.com

      

Normalmente, a maioria das pessoas cresceram com a crença que o cloro é algo que ilumina e clareia as nossas roupas, nos protege dos germes nas nossas casas, bactérias na água que bebemos, e fornece um meio eficaz de esterilização.

Se voltarmos no início de 1900 esta era provavelmente a verdade.

A propagação de doenças de veiculação hídrica como a cólera e a febre tifoide foram essencialmente eliminadas após o abastecimento de água ter sido tratado com cloro. Mas esses benefícios são ofuscados em longo prazo, pelos efeitos residuais do excesso de cloro.

O cloro, amplamente utilizado na fabricação de vários produtos, bem como no nosso sistema de saúde, representa um risco significativo para todas as pessoas. Mais de 30 anos de pesquisa provaram sem dúvida que a interação do cloro com matérias orgânicas é altamente prejudicial tanto para a nossa saúde e o nosso ambiente.

Quem é naturista deve estar ciente dos perigos do cloro, presente na água encanada, para a nossa saúde. No mercado são vendidos aparelhos caros, que prometem retirar o cloro da água, para que possamos beber uma água mais saudável.

Será que não existe uma maneira mais simples, e barata, para se ter água saudável, sem cloro, em nossa casa? sem que precisemos gastar alguns centenas de reais para adquirir um aparelho filtrador?

Veja a seguir alguns testes que demonstram a eficácia de algumas práticas caseiras simples para retirar o cloro da água.

Nos testes foi usado um reagente química, muito utilizado por aquaristas, para identificar a presença de cloro na água. Quem já teve aquário deve saber que o cloro é um veneno mortal para os peixes. Por isso, ao utilizar água tratada pela companhia de saneamento é importante verificar se a água colocada no aquário está realmente sem cloro. No teste com reagente, quanto mais amarelada a água estiver, maior é a concentração de cloro. Quanto mais translúcida, menos cloro.

1. Abaixo, amostra de água da torneira, em teste de presença de cloro com reagente:

1

2. Teste com liquidificador

Teste de presença de cloro, com reagente, após água batida no liquidificador, respectivamente, da esquerda para direita: (1) Água batida por 10/20 segundos, (2) Água batida por 1 minuto, e (3) Água batida por 1 minuto e deixada em “descanso” em frasco arejado por 24 horas.

agua batida3. Teste com Fervura

Abaixo, amostras de água com teste de reagente, após leve aquecimento (esquerda) e após aquecimento até o ponto de ebulição e deixada esfriar naturalmente  (direita).

agua aquecida

4. Recipiente aberto

Conta a lenda que, se você deixar a água em “descanso” durante um ou mais dias, o cloro evapora. Coloquei um recipiente aberto com 500ml de água da torneira, para “descanso” por 24 horas. Veja o resultado com teste com reagente:

d6

Quais os problemas em se utilizar água com cloro?

Perigos do cloro na água potável e água do chuveiro

O cloro é um produto químico tóxico que foi usado para desinfetar água potável por quase 100 anos. É econômico e mata muitas bactérias, incluindo aquelas que causam a febre tifoide, cólera e disenteria.

Infelizmente, também é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano. O cloro reage com substâncias naturais, como a decomposição de plantas e materiais de origem animal, normalmente presentes na água para criar trihalometanos (THM).

Estes THMs desencadeiam a produção de radicais livres no organismo, são altamente cancerígenos, e causam danos celulares. Uma vez que as artérias estão comprometidas, o colesterol LDL pode unir-se as suas paredes, levando à aterosclerose e doenças cardíacas. Câncer do rim, bexiga e vias urinárias são mais comuns em determinadas cidades, pois o cloro em excesso além das normas do governo é adicionado devido ao abastecimento de água estar muito poluída. Não é incomum para o abastecimento de água municipal a ter níveis de cloro superiores aos recomendados como seguros para uma piscina.

PERIGO DO CLORO DURANTE O SEU BANHO

Beber água clorada da torneira é apenas parte do problema. Maior parte de cloro é absorvido através da pele, e inalado no vapor de um banho que é pior que você beber cinco copos de água da torneira. O calor e o vapor do chuveiro abre os poros permitindo uma alta taxa de absorção de cloro e outros produtos químicos.

O VAPOR DE UM BANHO QUENTE PODE CONTER ATÉ 20 VEZES A CONCENTRAÇÃO DE CLORO DA ÁGUA DE TORNEIRA.

A inalação de vapores de cloro e outros produtos químicos é uma causa de suspeita de bronquite e asma. Um relatório publicado no American Journal diz que o cloro contribuiu para aumento em certos tipos de câncer, irritações de pele e asma e afirmou que “até 2/3 da exposição foi prejudicial devido à absorção pela pele e inalação de cloro na água do chuveiro”.

A EPA E.U. recentemente declarou:

“Devido ao cloro e o vapor do banho, praticamente todas as casas na América tem um nível detectável de gás clorofórmio no ar”.

Clorofórmio causa forte irritação respiratória.

O cloro tira os óleos naturais de proteção dos cabelos e da pele, e cria revestimento de secagem e envelhecimento. A pele pode secar e tornar-se áspera e com coceira.

O cloro é também o maior desencadeador do eczema – um grupo de doenças da pele que variam de formas leves caracterizada pela seca, quente, comichão na pele para formas mais graves, onde a pele torna-se rachada e com sangramentos.

O uso de filtros de qualidade para remover o cloro da água da sua casa, da água do seu chuveiro e ter água potável é de bom senso, e irá protegê-lo de potenciais problemas de saúde.

Com informações de: http://www.vidaesaude.org

      

31 Respostas to “Como tirar cloro da água de forma simples e barata”

  1. jhugor said

    assistam na netfliz o documentario “operação enganosa”. percebam sobre a utilização de exames de tumografia. https://www.youtube.com/watch?v=uNn2PGPcFzk

  2. IAGO VENTURA said

    Oi autor, eu queria saber o nome do reagente para identificar o cloro, também queria saber se a água que passou pela fervura pose ser consumida, ela não perde o sais minerais?

    Resposta:
    Não sei o nome do reagente. Sei que é usado em aquários para testar a água antes de colocar os peixes pois eles são muito sensíveis e podem adoecer ou morrer com facilidade. Encontra-se em qualquer loja de materiais para aquários. Quanto aos sais minerais fique tranquilo, uma leve aquecida ou fervura não altera de forma significativa a composição química da água. Com exceção do Cloro que evapora!

    Abs
    Gilberto

  3. Ana said

    Quando tinha aquário, de vez em quando era necessário lavar o mesmo,.sendo assim depois era colocada agua da torneira .deixava a agua ,de um dia para o outro descansando e depois colocava os peixes. Nunca morreram

  4. Fátima Berluti said

    Meu lago artificial tem 500 litros. Três dias batendo com a bomba é suficiente para por peixes?

    Resposta:
    Não faço ideia. Mas desconfio que para 500 litros tres dias circulando água com bomba seja insuficiente.
    Só testando para saber! Recomendável fazer teste da água com reagente antes de colocar os peixes!!!

    Abs
    Gilberto

  5. Marreta said

    Por Favor ! respeitem o cloro. Ele faz da ciclo de vida do ser humano.

    Resposta:
    O cloro natural da água sim, faz parte da natureza. Mas o cloro sintético adicionado artificialmente, e que na verdade é lixo tóxico descartado pelas indústrias metalúrgicas (que se não fosse usado na água as empresas teriam que gastar grandes somas em dinheiro para fazer um descarte desse lixo tóxico de forma ecologicamente aceitável), ISSO NÃO TEM NADA DE NATURAL.
    Abs
    Gilberto

  6. Rutianna said

    Olá! Adorei o texto, mas ainda fiquei na dúvida, a melhor opção seria ferver a água? Mas não tem problema em ferver em panela de Alumínio?

    Resposta:

    Recipientes de alumínio ao serem aquecidos liberam toxinas, portanto não devem nunca ser usadas, para nada que se relacione direta ou indiretamente com consumo humano ou animal.

    Abs
    Gilberto

  7. Aquino said

    Na verdade sao por 10 dias em recipiente aberto , o cloro evapora , 24 horas nao e o suficiente , para regar plantas e para peixes minimo 10 dias , pra beber corre se o risco de bacterias voltarem habitar agua , caira poeira , luz solar acelera o processo mas cria algas verdes , otima para peixes , mas nao para beber .

  8. Juscimeire said

    quero eliminar o cloro de um lago artificial que fiz recentemente,
    com uns 5 mil litros. será que basta deixar sem colocar os peixes por uns dois dias? será que o cloro evapora em 2 dias? alguma dica?

    Resposta:
    Sugiro fazer teste com reagente para verificar se há cloro na água antes de colocar os peixes para evitar danos aos mesmos. Não faço ideia do tempo necessário pra eliminar o cloro de uma quantidade tão grande como 5 mil litros.
    Abs
    Gilberto

  9. Hélio said

    Olá, mais esses métodos elimina 100℅ o cloro da água?

  10. cleverson rui said

    se eu colocar em um galão de 100 litros e colocar uma bomba para fazer a agua ser filtrada ,a agua ficara limpa do cloro
    ?

    *** Não entendi, bombas não filtram água, bombas bombeiam água???!!!

  11. adriana alves said

    deixar a água em repouso no sol também elimina o cloro??????

    Resposta:

    Sim :) Desde que fique num recipiente aberto, arejado, por onde o cloro (que é um gás) possa sair.

    Abs
    Z

  12. eli said

    parabens amigo me ajudou bastante!

  13. Felipe Mourao said

    Uma informacao a mais para acrescentar. Solarizem a água!! Coloquem em um recipiente de vidro, envolvam a boca do recipiente com um voal ( um tecido que permite a passagem de gases, mas que evita a entrada de insetos e a passagem de poeira) e coloquem ao sol.Tanto o cloro quanto o fluor serao eliminados. Quem quiser resultados adicionais , pela cromoterapia, pode envolver o vidro com papel celofane colorido, de acordo com a cor que desejar . Paz e muita saude a todos.

    • Daniel Ferreira said

      Cara isso não funciona assim, já li esse método chamado SODIS, para ser eficaz, as garrafas tem de estarem na horizontal e lá no manual deles eles não dizem que remove flúor ou cloro. A única coisa que faz a exposição ao sol é desinfectar a água de coliformes fecais e nada mais. E garrafas escuras com esse intuito de cromoterapia é pior ainda, pq pra ser eficiente a desinfecção as garrafas tem de serem transparentes, tanto é que eles recomendam garrafas pet por serem transparentes e finas, garrafas de vidro mesmo transparentes não são eficientes também, porque não conduzem o calor necessário para desinfectar a água. Também não encontrei nenhum estudo ou comprovação científica que garantisse que o flúor ou cloro saíssem da água com esse método. Não se prenda a simples vídeos de Youtube, as pessoas as vezes fazem vídeos com informações incompletas ou errôneas.

  14. Tiago Penha said

    Agradeço muito, essa matéria me ajudou.

  15. eu vi nesse link aqui que batendo no liq. por 3min 500ml ou 6min 1 litro elimina o cloro! https://pt.scribd.com/doc/41335549/KEFIR-DE-AGUA

  16. Ola, vc disse que considerou bater a agua no liquidificador como pouco resultado, porem na amostra que vc postou parecia transparente, ou seja, ja livre do cloro. Pode explicar isso melhor? Eu achei essa ideia mais viavel, pois economiza gás de cozinha ao ferver a agua, e alem do sabor amargo que a agua fica apos fervida.

    Resposta:
    Bom dia Raquel

    A água batida no liquidificador só ficou transparente depois ficar em “descanso” por 24 horas, ou seja, um dia depois de ser batida no liquidificador.

    Já a água fervida ficou transparente (ainda mais transparente do que a anterior, batida no liquidificador) e num período muito menor, apenas tempo suficiente para a água esfriar o que deve ser não mais do que 30 minutos ou 1 hora no máximo.

    Se for bater no liquidificador e tiver que esperar para beber a água no dia seguinte não acho prático. Melhor ferver, esperar um pouco e a água estar pronta para beber.

    Abs
    Zhannko

    • Mauricio said

      Devemos considerar os danos colaterais da fervura… O gás liberado, cloro, é tóxico, logo, métodos alternativos, ou, não ficar próximo durante a fervura, devem ser considerados. Parabéns pelo tópico!

      Resposta:
      Oi Mauricio

      Verdade. Tinha esquecido este pequeno detalhe. Obrigado por lembrar :)

      Abs
      Zhannko

    • Vitor said

      Mais fervendo a água não se perde os nutrientes dela como o nitrogênio?

  17. Oswaldo Ferreira da Silva said

    Eu estava fervendo a água clorada mas tinha dúvidas da eficiência deste método. Muito obrigado pela informação.

  18. Amarildo said

    Ainda tenho minhas dúvidas. Tenho lido que a fervura da água, ou colocar a água no sol elimina o cloro, mas ninguém diz para onde o cloro foi. O cloro pode ter sumido porque formou outros compostos tais como os organoclorados, pois sabe-se que o aquecimento aumenta em muito a velocidade das reações químicas. A maioria dos organoclorados não extremamente nocivos, carcinogênicos, acumulativos e muitos foram utilizados como inseticidas e já proibidos, tal como o DDT. Vejam estes links: http://www.rbciamb.com.br/images/online/09_artigo_3_artigos130.pdf http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Gestao-Ambiental/content/Tecnologias-de-Tratamento-de-agua-de-Abastecimento?bl=1&viewall=true http://www.acpo.org.br/biblioteca/bb/Grennpea.htm http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X1994000100011&script=sci_arttext

    Resposta:
    Bom dia

    O cloro é um gás, ele evapora. Na verdade ele evaporaria naturalmente de qualquer forma, basta para isso deixar a água num recipiente aberto. Porém esse processo de evaporação do cloro é lento, leva dias, talvez semanas, para a água ficar completamente livre do cloro, então o processo de ferver a água apenas faz acelerar o processo. Outra forma é bater a água no liquidificador, que já experimentei fazer mas com poucos resultados.

    Abs
    Piramidal.org

  19. eucleude said

    EU já uso desse método de ferver a agua para eliminar o CLORO, mas fiquei muito mais tranquila agoravendo essa matéria. obrigada.

  20. Leanderson Peixoto dos Santos. said

    Muito bem explicado, legal…

  21. Lama said

    Caro amigo, parabéns pelo tema.
    Fiz uns testes colocando agua em um aquario de 25 litros ao sol do meio-dia. Coloquei a bombinha do aquario para movimemtar a agua. Horas depois fiz o teste do vidrinho e nao houve diferença. Tanto anagua da torneira como a do teste estavam transparentes. Aqui a companhia de água usa cloro no tratamento.

    Resposta:
    Oi Lama

    Grato por seu comentário. Muito interessante sua experiência. Vou experimentar também para ver os resultados.

    Abs
    Piramidal.org

  22. josiane said

    Mais se deixar aberta no sol, funciona.

  23. aderbal simões barreto said

    Caro amigo,

    Como não entendi muito a matéria, pediria ao ilustre amigo que repetisse a matéria, com suas próprias palavras, porque é muito interessante. Saudações e obrigado.

    Resposta:
    Oi Aderbal

    De todas as maneiras que testei, a forma mais eficiente e rápida de tirar o cloro da água é ferver, e quanto mais ferver melhor. Quando a água esfriar a ponto de poder ser bebida já estará sem cloro. Simples assim.

    A segunda maneira mais eficiente é bater no liquidificador e deixar a água “descansando” de um dia para outro. Se você não tiver pressa essa é uma boa maneira.

    A menos eficiente é simplesmente deixar a água dentro de um recipiente ventilado (aberto) como diz a lenda urbana. Dessa forma ela demora dias para ficar livre do cloro.

    Abs
    Zhannko

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s