Descoberta pirâmide indígena no México
Posted by luxcuritiba em abril 20, 2008
05 de abril de 2006
Uma grande pirâmide indígena do século 6 está debaixo do local de uma tradicional encenação da Paixão de Cristo.
Cidade do México – Arqueólogos informam a descoberta de uma grande pirâmide indígena do século VI, debaixo do local de uma tradicional encenação da Paixão de Cristo. Construída numa encosta pela misteriosa cultura Teotihuacán, a pirâmide foi abandonada cerca de 1.000 anos antes do início das representações teatrais católicas no local, no século XIX.
Embora os moradores da região estejam orgulhosos da descoberta, a situação ilustra as dificuldades de preservar as várias camadas de tradição da sociedade mexicana: os arqueólogos decidiram não realizar uma escavação completa no local, para não perturbar a festa cristã.
O povo de Iztapalapa – atualmente um bairro de baixa renda, tomado por moradias ilegais – começaram a encenar a Paixão no local em 1833, em agradecimento pela proteção divina que acreditavam ter recebido em meio a uma epidemia de cólera. Durante a peça, que atrai até um milhão de espectadores todo ano, uma cruz de madeira é erguida a poucos metros dos restos sepultados do templo pagão de Teotihuacán.
Fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/abr/05/319.htm
.
●●● Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.
Deixe seu comentário