Piramidal.net

Tudo o que você sempre quis saber sobre pirâmides.

  • Pirâmide de cobre C130

  • Pirâmide de alumínio A150

    Pirâmide de alumínio A150

  • Pirâmide de alumínio A150

    Pirâmide de alumínio A150

  • Pirâmide de cobre C150

    Pirâmide de cobre C150

  • Pirâmide de alumínio A130

    Pirâmide de alumínio A130

  • Incenso japones aroma orvalho

    Incenso japones aroma orvalho

  • Incenso japones aroma jasmim

    Incenso japones aroma jasmim

  • Pirâmide de latão fechada

    Pirâmide de latão fechada

  • Fórum sobre jejum, alimentação prânica (viver de luz) e temas relacionados

Budismo: o fim do sofrimento

Posted by luxcuritiba em abril 19, 2008

banner

O budismo surgiu a 2.500 anos, mas os ensinamentos do Buda sempre existiram. Pode ser considerado uma filosofia de vida na qual existe um fundo religioso ou uma religião com questões filosóficas sobre a vida.

Nascemos e vivemos a vida que nos é dada e, eventualmente, sentiremos uma sensação de insatisfação com as condições de nossa existência. Esse sentimento é o que o budismo chama de “sofrimento”. O budismo é uma prática que visa eliminar esse sofrimento e alcançar a felicidade absoluta e incondicional.

O budismo é baseado na experiência de Siddhartha Gautama, príncipe indiano que abandonou riquezas e prazeres, para descobrir como eliminar o sofrimento de seu povo. Fundamenta-se nas Quatro Nobres Verdades, que são:

· A existência do sofrimento;
· O sofrimento é causado pelo desejo;
· Eliminando o desejo eliminamos o sofrimento;
· Para eliminar o desejo praticamos o Caminho Óctuplo.

A chamada “iluminação”, meta a ser alcançada pelo praticante, significa a libertação do sofrimento e o encontro com a felicidade completa e incondicional. Para atingir esse estado de não-sofrimento é praticado o Nobre Caminho Óctuplo que consiste de:

· Reta visão e entendimento;
· Reto pensamento;
· Reta palavra;
· Reta ação;
· Reto modo de subsistência;
· Reto esforço;
· Reta atenção;
· Reta concentração.

O caminho do meio: equilíbrio é a chave

Siddhartha, morando em seu palácio, levada uma vida plena de prazeres até que, decidido a conhecer a vida fora do palácio, deparou-se com o sofrimento sob a forma da velhice, da doença e da morte.

Decidido a encontrar uma solução para essas formas de sofrimento abandonou a nobreza e adotou uma vida ascética. Durante vários anos manteve contato com eremitas e brâmanes aprendendo suas tradições e praticando a meditação. Conta-se que chegou ao ponto de passar o dia com apenas um grão de arroz.

Depois de alguns anos de severas mortificações, estando fraco e esquelético, percebeu que abandonar os prazeres por uma vida de extremo ascetismo não o estava levando à eliminação do sofrimento.

Compreendeu então que a chave para o não sofrimento é o equilíbrio entre o prazer e a abstenção, o que ficou conhecido como O caminho do meio. Segundo os ensinamentos do Buda, negar todo prazer não trará felicidade plena, e deixar-se levar por toda forma de sensação também não.

A meditação

Para encontrar o perfeito equilíbrio mental que leva a felicidade plena é fundamental conhecer a natureza de nossas emoções e como a mente funciona. Uma ferramenta essencial para alcançar esse entendimento é a prática da meditação chamada, no Zen-budismo, de Zazen.

A meditação zazen consiste numa prática de relaxamento, onde a pessoa senta-se de forma confortável, mantém uma respiração lenta e profunda, os olhos fixos num ponto à frente em ângulo de 45º para baixo e elimina toda forma de pensamento. O objetivo do zazen é silenciar a mente e levar a um maior grau de auto-conhecimento e auto-controle.

Inação ou HIPERação?

A prática de meditação zen-budista pode dar a impressão, à primeira vista, de que o budista incentiva seus adeptos a uma inação doentia. No entanto, o objetivo da meditação zen não é divagar com a mente mas sim alcançar um estado de plena lucidez ou hiper-lucidez como mencionam alguns autores. Este estado de hiper-lucidez é um estado onde a pessoa está completamente no aqui-agora, sem divagar, com a atenção totalmente voltada para o que está fazendo.

O budismo não diz que devamos ficar parados o dia inteiro, pelo contrário, diz que toda atividade cotidiana pode ser utilizada como prática de meditação ativa. O requisito para isso é realizar as atividades de forma plenamente consciente, plenamente lúcida, e não de forma autômata como tão normalmente ocorre, onde as pessoas executam suas atividades como se fossem robôs.

Dica de livro

A MENTE ALERTA — JON KABAT-ZINN, OBJETIVA, RIO DE JANEIRO, 2001.
Em linguagem simples e atual, o autor reflete sobre alguns conceitos budistas relacionados à mente e à prática meditativa e sobre como aplicá-los com naturalidade ao cotidiano do homem ocidental urbano. Kabat-Zinn é fundador e diretor da Clínica de Redução do Estresse do Centro Médico da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Zhannko Idhao Tsw

DIREITOS AUTORAIS: Este texto pode ser copiado, por quaisquer meios e para qualquer fim, desde que citada a autoria.

INFORMAÇÃO é mais do que um DIREITO, é um DEVER.

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.

Anúncios

3 Respostas to “Budismo: o fim do sofrimento”

  1. Ukaka said

    GOSTEI IMENSO DESTES ENSINAMENTOS E GOSTARIA QUE AJUDE – ME APRENDER CONVOSCO.

    UKAKA

    Resposta:
    Saluton Ukaka

    Como posso lhe ser útil? Mande suas dúvidas por e-mail que, na medida do possível, vamos mantendo contato. Meu e-mail: luxcuritiba@yahoo.com.br ou Msn zhannkocwb@hotmail.com.

    Abraço
    Z

    • JOSÉ CARLOS FERREIRA DE PAULA said

      ESTOU SENDO CASTIGADO PELO UM DESSES FEITICEIROS QUE LER OS PENSSAMENTOS DAS AS PESSOAS,E ELE OBRIAGA ATRAIR PESSOAS COM MAIS PODERES ALÉMDE ENTENDER OS PENSAMENTOS;exmpros magia negra e magia branca.ele me dorça aservilo ocultamente com aldia vindo de uma onda magnetica nos meus tipanos causandos dores nos tipanos da magia nefra asim provoca o sofrimento e angustia a traindo povo de Deus que tem essas mesmas coisas com o próposito de fazer o bem, e usa aminha mente como um alsaprão e isca os meus penssamentos e chegando a matar o corpo humano dessa pessoa que vém me livrar desses sofrimento ou fazer sofrer mais ,devido que o feiticeiro estar botando numa onnda sonora.qundo alguém o deixa ciente estar lendo aminha mente esarando as feridas que ele causou piourou ai éonde ele aproveita e ler amente do que estar mim ajudando ou causavdo outras feridas e soubre efeito do espirito do mal ele mata aquela pessoa com espito do bém,e prendendo o espiri do bem que é chamado magia branca . acusação dele sobre minha pessoa é grave disendo a quém estar a escutar em cilêcio é que eu sou abominado por deu dizendo que sou maldissoado fa na minha mãe e no meu pai e na minha vó que foi aminha mãe de criação e eu nunca diz isso sempre penso asim estar amrrado em nlme de jesus.eu acho que omotivo dele vir na minha mente foi minha mãe biologica hilda conceição da silva que so vivia wm candobré fazendo dispacho e matando aves para oferecer aos epiritos maus.eu sou um homem de 50 anos de idade casado tenho dois filhos homens desenpregados e com olheras porque um homosexual nos avarentas as nossas vidas insonias e dores em todo o corpo coceira e etc.me dipesso pedindo ajuda aqui por perto estar morrendo muita gente por bruxaria e magia negra e niguém discofia so fala que foi permição de deus coirados confudidos e enganados eu sou brasileiro do estado de pernambuco na cidade do cabo de santo agostinho no bairro da cohab rua paulo andrade silva antiga 92 neste momento ele estar sabendo deste em mail que estou mandando pra vc por favou não venha ler aminha mente porque eu não quero que niguém mprro porminha causa se wlw não atrair pela minha mente ele atrai por outra porque usa o ser humano pra se esconder dos poderosos enqunto ele estar amatar encomta do espirito que estava cervido a outra pessoa que na corvadia o matou. e quando alguém escapa ele se esconde-se em uma cobra que em vez enquanto eu ouço um som de uma bagi como se fosse uma cobra cascavel aqui eu sncerro com um forte abraço eo meu e mail. LADOALADOSEGURANCA@GMAIL.COM

      Resposta:
      Oi José

      Creio que você deva procurar uma instituição especializada que possa ajudar você nisso, algum centro de parapsicologia sério, em SP e Rio é possível encontrar lugares para isso. Não é possível tratar do seu caso num espaço limitado como este, de perguntas e respostas, e nós não fazemos atendimentos deste gênero a distância.

      Abs
      Piramidal.org

  2. JOSÉ CARLOS FERREIRA DE PAULA said

    mande mim dizendo como saio desse sofrimento.mande-me resposta pra meu gmail que já manfei no meu cometario acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: