Piramidal.net

Tudo o que você sempre quis saber sobre pirâmides.

  • Pirâmide de cobre C130

  • Pirâmide de alumínio A150

    Pirâmide de alumínio A150

  • Pirâmide de alumínio A150

    Pirâmide de alumínio A150

  • Pirâmide de cobre C150

    Pirâmide de cobre C150

  • Pirâmide de alumínio A130

    Pirâmide de alumínio A130

  • Incenso japones aroma orvalho

    Incenso japones aroma orvalho

  • Incenso japones aroma jasmim

    Incenso japones aroma jasmim

  • Pirâmide de latão fechada

    Pirâmide de latão fechada

  • Fórum sobre jejum, alimentação prânica (viver de luz) e temas relacionados

Egípcios alinhavam as pirâmides com estrelas

Posted by luxcuritiba em julho 7, 2011

16.11.2000 ]

Ricardo Bonalume Neto

Os antigos egípcios podem ter usado a posição de duas estrelas no céu para alinhar a construção de suas pirâmides em relação aos pontos cardeais. A nova teoria foi proposta pela pesquisadora Kate Spence, da Universidade de Cambridge, Reino Unido.

O alinhamento vertical das estrelas de Kochab e Mizar, respectivamente das constelações Ursa Menor e Ursa Maior, apontaria para o pólo Norte celestial e serviria para os construtores posicionarem seus prumos.

A teoria permite datar com mais precisão a época da construção da maior pirâmide de todas, a de Quéops, localizada em Gizé, perto do Cairo. As estimativas atuais têm um grau de precisão da ordem de cem anos. Se a hipótese de Spence estiver correta, a grande pirâmide teria tido sua construção começada entre os anos 2485 a.C e 2475 a.C.

O pólo celestial é o ponto no céu diretamente sobre o pólo terrestre, em torno do qual as estrelas aparentam girar. Como o eixo de rotação do planeta não é fixo, mas gira lentamente – movimento chamado de “precessão”-, as posições dos pólos entre as estrelas mudam em ciclos com a duração de 26 mil anos.

Ao calcular a posição das estrelas no passado, Spence verificou que o alinhamento vertical de duas delas ao longo do tempo correspondia aos desvios em relação ao norte verdadeiro da posição das pirâmides e podia servir como “relógio” das dinastias.

“As pirâmides foram orientadas por um método que variava sua precisão ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais preciso até o reino de Quéops e então perdendo precisão em um ritmo regular”, escreveu ela em um artigo na edição de hoje da “Nature”.

O início da construção de cada pirâmide era marcado por uma cerimônia de alinhamento. “Sabemos que cada faraó construía sua própria pirâmide e, dado o tamanho, é provável que elas tenham sido iniciadas no início dos reinados”, disse Spence à Folha.

“As pirâmides de Gizé são realizações técnicas extraordinárias. Nós geralmente temos uma impressão ruim das habilidades do homem pré-moderno – ou possivelmente uma arrogância sobre nossa própria superioridade. As pessoas acham difícil de acreditar que elas possam ter sido construídas por pessoas comuns 4.500 anos atrás”, afirma ela.

A pesquisadora não concorda que existam grandes mistérios envolvendo esses templos funerários e sua construção.

“Não sabemos tudo sobre as pirâmides, ainda, mas ao fazermos progressos se torna cada vez mais aparente que elas eram construídas por seres humanos com uma visão poderosa e grande habilidade técnica, mas que tinham um conhecimento falho de coisas como a astronomia. Como demonstra o fato de estarem usando um método de orientação que se tornava impreciso com o tempo.”

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u1105.shtml

log_pir_47

.

 Gostou? Então Curta nossa página no Facebook.

eu_47 Seja amigo do autor do site no Facebook, e esteja sempre antenado em assuntos interesantes como este.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: