Imaginação e realidade fluem em direções opostas no cérebro
Posted by luxcuritiba em dezembro 5, 2014
Por mais real que um devaneio possa parecer, seu caminho através do cérebro vai no sentido oposto ao da realidade.
“Nós sabemos que o cérebro não funciona como um conjunto de áreas independentes, mas como uma rede de áreas especializadas que colaboram entre si,” destaca o professor Barry Van Veen, da Universidade de Washington (EUA).
“Um problema muito importante nas pesquisas sobre o cérebro é entender como suas diferentes partes conectam-se funcionalmente. Quais áreas estão interagindo? Qual é o sentido da comunicação?”, justifica ele.
Imaginação e realidade
Durante a imaginação, os pesquisadores constataram um aumento no fluxo de informações do lóbulo parietal para o lóbulo occipital – de uma região de ordem superior, que combina entradas de vários sentidos, para uma região de ordem inferior.
Em contraste, a informação visual recolhida pelos olhos tende a fluir a partir do lobo occipital – que comporta grande parte do córtex visual do cérebro – “para cima”, para o lobo parietal.
“Parece haver muita coisa em nossos cérebros e nos cérebros dos animais que é direcional, que os sinais neurais se movem em uma direção particular, param e recomeçam em outro lugar. Eu acho que este é realmente um tema novo que não havia sido explorado,” disse Van Veen.
Sonhos são imaginação ou realidade?
O Dr. Van Veen espera aplicar os métodos desenvolvidos neste estudo para entender como o cérebro usa as redes neurais para codificar a memória de curto prazo.
Já seu colega e coautor do trabalho Giulio Tononi, da Universidade de Liege (Bélgica), quer usar os resultados para desvendar o que acontece no cérebro durante o sono e os sonhos – serão eles processados como imaginação ou como realidade?
http://www.diariodasaude.com.br
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Deixe seu comentário