Piramidal.net

Pirâmide não é magia. É Tecnologia!

Maçã que não se deteriora

Posted by luxcuritiba em janeiro 26, 2012

piramidal.net | lojapiramidal.com

compartilhar

Há 3 meses duas maçãs estão resistindo ao processo natural de deterioração.

Toda fruta ou verdura, deixada em condições ambientes normais, tende a se deteriorar, com maior ou menor rapidez, dependendo de sua natureza e constituição. Há cerca de tres meses observei que tres maçãs, deixadas sobre uma mesa, por alguma razão não se deterioravam. Curioso com o fato, deixei as frutas no lugar, esperando apenas para ver o que aconteceria. O lugar é bem iluminado, mas sem receber luz solar direta, e bem ventilado, próximo a uma janela. Há umidade presente, pois fica próxima á pia da cozinha. Deliberadamente, não foi tomada nenhuma ação especial a fim de favorecer a conservação das frutas, foram simplesmente largadas à própria sorte.

O resultado é que, tres meses depois, das tres maçãs, duas ainda estavam em condições razoáveis de conservação. Uma delas estragou ao longo do período. Das duas que permaneceram foram tiradas fotos no dia 17 de Janeiro de 2012, que são apresentadas abaixo. Nesta data, as frutas já estão a aproximadamente tres meses no local, sem sinais aparentes de deterioração. Aparentam estar secando, enrrugando a superfície e diminuindo em tamanho, mas sem sinais de putrefação (vide imagens).

No final de Janeiro uma das maçãs começou a apresentar sinais que estava, finalmente, entrando em processo de putrefação (vide imagem A-1, na parte superior direita). Foi quando resolvi tirar as fotos e abrir a maçã para ver como ela estava por dentro (vide imagem A-2). Depois de aberta a maça foi deixada na área de serviço, sem nenhum cuidado especial. Ali, deteriorou-se rapidamente e em questão de tres ou quatro dias estava completamente coberta por fungos.

A outra maçã (B-1) permanece, até esta data, em condições razoáveis de conservação. Aparentemente continua perdendo peso, secando e enrrugando cada vez mais, mas ainda sem sinais de deterioração. Fevereiro será o quarto mês em que a maça estará ali, largada a própria sorte.

A-1

A-2

B-1

Conclusão:

Não imagino porque isso acontece com essas maçãs. Talvez, a quantidade de agrotóxicos presentes nelas seja tão grande, que nenhum microorganismo consegue dar início ao processo de putrefação? Esta é a única coisa em que posso imaginar, já que todos os fatores naturais necessários para um processo de deterioração normal estão presentes: calor, umidade, livre acesso as moscas ou qualquer outro inseto.

Já vi experiências realizadas com pirâmides em que amostras são usadas para demonstrar o efeito da pirâmide sobre os materiais orgânicos. Com base nesta experiência involuntária acredito que maças são inadequadas para se fazer experiências com pirâmides, já que apresentam um comportamento estranho perante condições normais. Talvez, por ter baixa concentração de água na sua constituição, a maçã tenha uma tendência natural para desidratar e não se deteriorar. Ou talvez algum outro elemento de sua constituição a torne tão ácida que tenda a afastar microorganismos? É sabido que mel não se deteriora por ser extremamente ácido, apesar de ser doce.

Portanto, é interessante observar, quando se fizer experiências com pirâmides, que se utilizem amostras mais confiáveis, como carne, ovos, ou frutas com maior concentração de água. Carne é um tipo de material que sempre se deteriora, sem exceções. Portanto, se um pedaço de carne colocado dentro de uma pirâmide, desidrata sem deteriorar, e outra amostra colocada fora da pirâmide se deteriora normalmente, fica evidente que algo está acontecendo ali.

Piramidal no Facebook
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
Autor
●●●
 Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.

2 Respostas para “Maçã que não se deteriora”

  1. Descobriu a causa da maçã resistir ao processo de apodrecimento? Sei que faz tempo o seu post no site, mas percebo isso desde sempre, isso não é natural e nem um pouco saudável a nós seres humanos.

    • Resposta:
      Oi Erlon
      Ainda não descobri. Isso continua um mistério em aberto. O que percebi é que isso acontece com várias outras coisas, como laranjas, tomates e limões. Os objetos não apodrecem, ao invés disso vão ressecando e murchando numa espécie de desidratação/mumificação natural. E é muito curioso perceber que mesmo pegando frutas de um mesmo lote/pacote algumas (a maioria) estragam e outras não. Falta de umidade no ar certamente não é porque o local onde moro é muito úmido, em torno 80% ou mais. Poderiam ser tratamentos químicos feitos nas frutas para faze-las durar mais?
      Abs
      Gilberto

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: