Uma Pirâmide na França
Posted by luxcuritiba em fevereiro 28, 2012
Uma pequena pirâmide em Falicon, arredores de Nice, é pouco conhecida fora da França. As autoridades francesas agora a tornaram um monumento histórico, após longas discussões se a pirâmide realmente é tão antiga quanto se pensa. Algumas pessoas dizem que é apenas uma construção para proteger uma cavidade embaixo, outros a consideram como uma das pirâmides mais antigas da Europa.
A estranha pirâmide está localizado na encosta norte de Nice e noroeste de Falicon. A pirâmide é bem pequena e atualmente mostra sinais da idade (o topo foi truncado em cerca de 3 m), mas a parte inferior está em boas condições. Foi descoberta em 1804, e segundo cálculos dos pesquisadores deveria ter tido 9 m de altura.
A pirâmide de pedra foi construída sobre a entrada da Gruta (Aven) da Ratapignata, no flanco oriental da cordilheira. A gruta sob a pirâmide é uma caverna cárstica, chamada Bauma des Ratapignata em occitano, ou “Caverna dos Morcegos”.
Esta é uma das raras pirâmides que se encontram na Europa, e até agora nenhuma explicação clara foi dada para a sua existência. Entre as várias teorias sobre sua origem, o neto do famoso arqueólogo John Ward-Perkins acha que poderia ter marcado o túmulo de um chefe antigo, possivelmente um egípcio exilado.
A história que ouvimos em Falicon há cerca de dez anos atrás (1996) foi que a pirâmide foi construída por legionários romanos, e a gruta de 50 metros de profundidade era um templo ao deus persa Mitra.
A enciclopédia on-line en.wikipedia.org amplia esta idéia, sugerindo: “O número de escadas que levam para a caverna abaixo da pirâmide supostamente corresponde ao ritual de iniciação de sétimo nível do culto de Mitra – uma religião oriental que era popular entre os membros do exército romano durante o final do Império”. Conhecemos um homem que estava fazendo um filme sobre a pirâmide, e disse que tinha conexões com os Cavaleiros Templários. Ele também disse que é apenas uma das duas pirâmides na França, a outra está no Maciço Central.
Um livro com informações sobre a pirâmide é Locais Sagrados dos Cavaleiros Templários, de John K. Young.
Monumento Histórico
A pirâmide e a gruta foram descobertas (pelo menos para a nossa era moderna) em 1803, por Domenico Rossetti. A Gruta Ratapignata foi listada em todos os guias turísticos regionais a partir do século 19. No início, os moradores locais alugavam escadas para os visitantes que tinham interesse em descer até o interior da gruta. Agora, em outubro de 2007, pouco mais de dois séculos depois, a Gruta Ratapignata foi classificada como um Monumento Histórico oficial.
Mais informações (em inglês): http://www.beyond.fr/sites/pyramidratap.html
.
●●● Gostou? Então curta nossa página no Facebook.
.
●●● Seja amigo do autor do site no Facebook e esteja sempre antenado em assuntos interessantes.
Deixe seu comentário